15/02/2015 20:19
Em primeiro lugar precisamos considerar as passagens no livro de Apocalipse onde há referência aos 7 (sete) Espíritos de Deus:
(Apo 1:4) João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
(Apo 3:1) E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
(Apo 4:5) E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
(Apo 5:6) E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
Os sete Espíritos estão diante do trono do Senhor. Eles são sete lâmpadas de fogo. Jesus, o Cordeiro, aparece com sete chifres e sete olhos que são os sete Espíritos de Deus que são enviados a toda a terra.
(Slm 104:4) Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.
(Heb 1:7) E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
Podemos encontrar uma referência às sete características de Deus, às sete formas como o Espírito Santo (Espírito do Senhor) se apresenta. Is 11.2
Obs. Isaías está se referindo ao Espírito que estará (futuro para a época de Isaías) sobre Cristo, o Messias, Jesus!
(Isa 11:2) E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
1) Espírito do Senhor, 2) Espírito de sabedoria, 3) de entendimento, 4) o Espírito de Conselho, 5) de fortaleza, 6) de conhecimento e 7) de temor do Senhor.
Jesus em Lc 4.18 cita o profeta Isaías em Is 61.1-2
(Luc 4:18) O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
Sete é o número da totalidade, perfeição, onisciência, onipotência e onipresença de Deus. Jesus tem sobre sua vida os sete Espíritos de Deus. Ele é Deus perfeito e completo, pois os sete Espíritos aparecem como os chifres e os olhos do Cordeiro. Chifres=poder, olhos=onisciência.
Dessa forma poderíamos entender o candelabro (Menorah ou Menorá) que Deus mandou Moisés fazer para o Tabernáculo, como um mistério da revelação dos sete Espíritos de Deus.
(Núm 8:2) Fala a Arão, e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão o espaço em frente do candelabro.